Mais da metade das mulheres empreendem sobrecarregadas, diz pesquisa.

Mulheres que empreendem estão mais sobrecarregadas, acumulando as tarefas de gestão e as domésticas, e por isso encontram mais dificuldades para se dedicar aos seus negócios. A conclusão é da pesquisa “Mulheres empreendedoras: contexto de atuação” realizada pela startup Olhi, em 2023.

O estudo deste ano revelou que 54,9% das entrevistadas conciliam funções domésticas com o trabalho de empreendedora, em sua maioria dedicando mais de oito horas ao negócio por dia, e mais de duas a quatro horas com as tarefas do lar.

Ter seu próprio negócio ou pensar em tê-lo faz parte da vida da população brasileira, segundo relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).

São 93 milhões de brasileiros entre 18 e 64 anos que já possuem seus empreendimentos ou são potenciais empreendedores. Do total, 34,4% são mulheres – marca histórica no pós-pandemia.

Porém, a experiência de empreender pelo público feminino é diferente.

Segundo Stefanie Schmitt, CEO da Olhi, tradicionalmente as mulheres são responsabilizadas pelo cuidado não remunerado, e elas já são responsáveis da renda de quase metade dos lares brasileiros.

“É um cenário preocupante, se não desolador”, aponta.

Esse é um dos principais fatores que afetam o desempenho de seus empreendimentos, segundo elas.

Ana Flávia Silva, consultora do Sebrae-SP e gestora estadual do Sebrae Delas, explica que a mulher busca empreender por necessidade de prover renda para a família, além da flexibilidade para dedicar cuidado aos afazeres domésticos.

“Em virtude disso, elas dedicam menos tempo aos seus negócios”, diz.

A consultora analisa que, em contrapartida, os homens entram por oportunidade e conseguem dedicar mais tempo aos empreendimentos, e por isso os negócios liderados pelo público masculino são mais sólidos e faturam mais.

Por: Marien Ramos

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/

Para ver na íntegra acesse: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/mais-da-metade-das-mulheres-empreendem-sobrecarregadas-diz-pesquisa/

Rolar para cima
×