Conheça os desafios e como fortalecer a Liderança Feminina no mundo corporativo.

Cada vez mais empresas procuram desenvolver lideranças femininas para aumentar a diversidade e atingir melhores resultados.

O mundo corporativo está em um novo cenário em relação à liderança feminina. Vivemos um momento histórico em que, na maior parte dos países do mundo, há mais mulheres inseridas no mercado de trabalho do que nunca.

Nesse sentido, o Brasil se encontra bem-posicionado em relação à média global. Mas ainda existem desafios que limitam ou dificultam a chegada de trabalhadoras a posições estratégicas dentro das organizações. 

Quer saber mais sobre liderança feminina no Brasil? Então, continue a leitura! Hoje, vamos falar sobre a importância de se ter mais mulheres em cargos de liderança e os desafios para que elas alcancem estas posições.

A importância da Liderança Feminina

Pautas como diversidade e inclusão nas empresas vem sendo muito debatidas atualmente. As organizações começaram a entender a importância de contar com mais mulheres nas posições de liderança.

Um dos motivos para isto é que, ao contar com um quadro de funcionários diverso, é possível perceber o ambiente a partir de diferentes perspectivas sociais. Ou seja, como a cultura organizacional e as tomadas de decisões podem impactar de maneira distinta colaboradores que estão em posições diferentes dentro e fora da empresa. 

A liderança feminina também traz um grande impacto sobre outros funcionários. Como a redução do medo de assédio sexual e moral, da demissão por gravidez e da discriminação. Tudo isto somado às pesquisas que indicam que empresas que têm líderes femininas chegam a ter resultados até 20% melhores.

Além disso, a liderança feminina é, acima de tudo, uma forma de representatividade. Isto porque líderes femininas inspiram outras mulheres à possibilidade de alcançar posições maiores profissionalmente. 

Ainda assim, a pesquisa Global Female Leaders Outlook (GFLO) realizada com líderes mulheres no Brasil e no mundo em 2020, mostra que 96% delas acreditam que ainda há um longo caminho a ser percorrido para garantir uma diversidade efetiva de gênero nos níveis de gestão.

Isto se comprova principalmente se considerarmos o fato de que mais de 60% das entrevistadas acreditam que falta transparência quanto à igualdade de remuneração para homens e mulheres em posições de liderança.

As características marcantes da Liderança Feminina

Para que uma pessoa líder seja vista como boa e um exemplo a ser seguido, existem características que precisam ser consideradas em todos os contextos, independentemente do gênero ou tipo de liderança em questão.

Porém, quando falamos de liderança feminina, há algumas características que são muito marcantes e bastante valorizadas quando perguntadas às mulheres em cargos de liderança. Segundo uma matéria da Forbes com a Amanda Gomes, que é mãe, empreendedora e fundadora da Escola Elas, existem 5 características comuns às mulheres líderes, sendo:

  • Autoconfiança, ou seja, acreditar na sua capacidade de vencer desafios;
  • Capacidade de influência, tendo bom posicionamento e autenticidade;
  • Bom humor, para trazer leveza e para saber lidar com as próprias vulnerabilidades;
  • Resiliência, para enfrentar desafios e tomar as melhores decisões;
  • Assertividade, para encontrar a solução ideal para atingir os melhores resultados.

Os objetivos do empoderamento feminino nas empresas

Como falamos anteriormente, a pauta da diversidade tem sido cada vez mais abordada dentro do ambiente corporativo e passando a fazer parte da cultura organizacional. Dessa forma, a importância de as mulheres ocuparem cargos de gestão vai além de representatividade de gênero e inclusão.

Os objetivos das empresas que trabalham a liderança feminina também permeiam outras questões, como aumentar influência e competitividade no mercado de trabalho, favorecendo o crescimento econômico, social e político do negócio. Outro ponto é incentivar a capacidade de inovação, trazendo visões de mundo e bagagens distintas para contribuir com as estratégias da empresa.

Estudos apontam que a igualdade de gênero nas relações de trabalho pode aumentar em até 35% o PIB global, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), além de aumentar a performance de resultados frente aos concorrentes. Portanto, apostar em gestão feminina é pensar localmente e trabalhar globalmente.

Os benefícios da Liderança Feminina

As empresas que trabalham com programas de inclusão e diversidade, principalmente focadas em aumentar a quantidade de mulheres na liderança, podem usufruir de diversos benefícios a partir dessas iniciativas, como:

  • Melhor posicionamento frente ao mercado, já que os clientes costumam procurar saber mais sobre a dinâmica interna das empresas que eles consomem produtos e serviços;
  • Estratégias mais assertivas e bem aceitas pelos colaboradores, principalmente por levarem em conta pontos de vista diferentes antes da tomada de decisão;
  • As mulheres costumam desenvolver melhor suas soft skills, o que gera maior influência nos times para investir em treinamentos e capacitações;
  • Trabalha o aspecto social da cultura da empresa, impactando positivamente o ambiente ao seu redor.

Entenda o quadro de liderança feminina no Brasil

Mesmo diante deste cenário, a pesquisa Women in Business 2020, realizada há 15 anos para mapear a diversidade de gênero em cargos de lideranças em quase cinco mil empresas do middle-market no mundo, revelou que a liderança feminina no Brasil está acima da média global. 

As questões ESG (ambientais, sociais e de governança) também têm ocupado cada vez mais espaço no mercado corporativo.

Segundo a pesquisa Global Female Leaders Outlook (GFLO) neste sentido, cerca de 45% das mulheres sentem pressão por parte dos stakeholders das empresas para a redução da desigualdade de gêneros. O que indica um cenário positivo para o aumento do número de mulheres em cargos de liderança em breve.

Quais são os principais desafios enfrentados?

Apesar do avanço sobre a diversidade nas empresas e o empreendedorismo feminino, ainda vivemos em uma sociedade patriarcal. Ou seja, regida por estruturas e relações que favorecem os homens. Especialmente o homem branco, cisgênero e heterossexual.

Dessa forma, para aumentar o número de lideranças femininas nas empresas é preciso ir contra todo um padrão cultural e histórico de discriminação de gênero. E, para isso, o maior desafio é o preconceito.

Além disso, é preciso considerar que, geralmente, as trabalhadoras têm dupla jornada: a família e o trabalho. Afinal, não é incomum vermos os cuidados com crianças ou idosos da família ficarem a cargo das mulheres. O que, sem dúvidas, se torna um desafio para a gestão da liderança.

Por fim, como vimos, a falta de representatividade também é um dos grandes empecilhos para que mulheres alcancem altas posições nas organizações. Dessa forma, trabalhar este cenário pode ser o primeiro passo para incentivar a liderança feminina nas empresas.

Saiba como aumentar a Liderança Feminina!

Aumentar a liderança feminina da empresa não é um processo que acontece da noite para o dia. É necessário um trabalho constante das equipes de Recursos Humanos e das lideranças atuais em abraçar a causa e colocá-la efetivamente em prática.

Portanto, existem dicas para mudar esse cenário a curto, médio e longo prazo. A seguir separamos algumas, confira!

1. Proporcione a inclusão da diversidade

A pauta diversidade deve fazer parte da cultura da empresa, ou seja, precisa ser ensinada e aplicada diariamente em todos os rituais e ações que são realizadas internamente. Diante disso, é importante que as equipes de RH estudem mais sobre o assunto e criem metas para melhorar a diversidade dos colaboradores.

Um caminho pode ser a abertura de vagas afirmativas para mulheres e o desenvolvimento das atuais colaboradoras. Além do próprio trabalho de conscientização que pode ser feito para melhorar a visão dos times sobre a importância de ter mais mulheres nos cargos de gestão.

2. Assegure políticas de equidade de gênero

Durante esse trabalho, é preciso lembrar que existem outros grupos minoritários dentro do mesmo espectro, como mulheres negras, mulheres trans, mulheres LGBTQIA +, entre outros.

Por isso, pensar em políticas efetivas nesse sentido é muito importante. Isso pode vir desde incluir o campo de “Nome Social” nos formulários das vagas e acrescentar o tópico sobre diversidade para entender como são as pessoas que estão se candidatando às oportunidades da empresa.

Outro ponto é fazer um diagnóstico atual dos colaboradores e entender qual é a visão que as mulheres têm do atual organograma da corporação. Podem sair muitos insights de lá!

3. Ofereça a oportunidade de um plano de carreira

Ter um bom plano de carreira é uma alternativa para incentivar as mulheres que desejam alcançar cargos de liderança. Trabalhar o desenvolvimento de pessoas pode ser um caminho certeiro, já que se trata de uma pessoa colaboradora que possui conhecimento prévio do negócio e que irá potencializar sua atuação frente aos desafios propostos.

Além disso, é uma ferramenta que ajuda no ajuste da remuneração, tornando-a justa e sem disparidades.

4. Ofereça treinamentos e acompanhamentos

Como falamos acima, desenvolver colaboradores é sempre um caminho positivo. Portanto, pensar em treinamentos e mentorias para que mulheres se desenvolvam e trabalhem competências de liderança é uma maneira de ter mais liderança feminina a médio e longo prazo.

Assim, incentivar as atuais gestoras a passarem seus conhecimentos adiante também é uma boa estratégia, levando em conta que a representatividade e a liderança pelo exemplo são marcantes na maioria das trajetórias dos profissionais do mercado de trabalho.

5. Crie um espaço acolhedor e empático

O assédio e a violência no trabalho são, infelizmente, duas variáveis bem comuns nas empresas. É preciso ter atenção constante sobre esse tipo de situação e criar canais para que mulheres possam denunciar os casos e se sentirem seguras, quando for necessário.

Além disso, trabalhar também um bom clima organizacional, incentivando sempre o respeito, a liberdade e o bom relacionamento interpessoal, é essencial para que as pessoas se sintam à vontade para serem quem são e para agregar o ambiente com ideias e inovações.

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