Tendências de mercado: carreiras para mulheres em 2023.

De acordo com o Sebrae, as mulheres empreendedoras, somam mais de 10,1 milhões no mercado, sendo que 85,6% delas administram sozinhas o seu negócio. Somente em Santa Catarina, mais de 400 mil negócios foram fundados e são liderados por mulheres, o que representa 35% das empresas ativas do Estado.

O empreendedorismo feminino fomenta a liderança da mulher e contribui diretamente para a construção de uma sociedade mais justa, com mais oportunidades de ascensão profissional, financeira e equidade de gênero.

Para o ano de 2023, as expectativas são boas para os negócios, especialmente, para o empreendedorismo feminino.

Obviamente, qualquer atividade pode ser exercida por ambos os gêneros, mas em alguns ramos do mercado, seja por afinidade, preferência por capacitação e atuação na área, ou mais familiaridade de exercer determinadas competências, as mulheres acabam dominando o mercado. Muitas vezes trazendo inovação aos setores mais tradicionais do empreendedorismo feminino.

Separamos algumas oportunidades para empreendedoras em 2023. Confira:

Mercado de eventos e casamentos

O número de casamentos civis até dezembro de 2022, demonstra a potencialidade do mercado para os diversos setores econômicos envolvidos na sua organização. No Brasil, foram oficializados 829.646 casamentos e em Santa Catarina 23.313, se classificando como o oitavo estado com maior número de uniões realizadas.

Acompanhando esse aumento, os produtos e serviços que envolvem cerimônias e festas de casamento, movimentaram cerca de R$ 20 bilhões em 2022, 62% a mais que em 2019.

Com a retomada das festividades e o fim da pandemia, a expectativa para esse mercado junto ao de eventos, continua otimista e pode trazer muitas possibilidades de empreender. Confira algumas sugestões de negócios:

Setor de alimentos e bebidas no mercado de eventos

Cada evento possui suas particularidades e necessidades. Por exemplo, um casamento é diferente de uma formatura, que é diferente de uma festa de debutantes, ou de uma exposição, feira agrícola, entre outros.

O mercado de eventos possui diversos segmentos, da mesma forma, diversas possibilidades de negócios. Quem deseja empreender no setor de alimentos e bebidas, precisa saber em qual área atuar, para então conhecer as características, público-alvo e peculiaridades de cada evento. Há possibilidade de ofertar desde serviços de buffet para cerimônias a food trucks para feiras e grandes eventos. Para saber mais sobre as áreas de atuação e oportunidades para o setor de alimentos e bebidas, acesse o Relatório de Inteligência do Sebrae/SC!

Tendências para empreender com aluguel de roupas

As festas de casamento e eventos como formaturas e festas de gala também impulsionam o setor de ateliês e aluguel de roupas no Brasil.

Alguns preferem exclusividade e precisam de um serviço que atenda sua necessidade, com uma peça de roupa desenhada sob medida, de acordo com seus gostos. Outros, preferem o aluguel de roupas, modelo de negócio bastante antigo, mas muito buscado por conta do custo-benefício.

Saiba mais sobre as tendências do mercado de aluguel de roupas para eventos e as oportunidades da moda noiva.

Outras oportunidades para empreender neste setor

  • Cobertura de ambientes: oferta de venda ou aluguel de tendas para a cerimônia;
  • Decoração: serviços de decoração de mesas, espaços e ambientes;
  • Locação de espaço para a cerimônia ou festa de casamento e demais eventos;
  • Locação de móveis e materiais decorativos;
  • Serviços de iluminação, de som e entretenimento;
  • Organizadoras e agências de eventos;
  • Empresas de cerimonial e receptivo;
  • Hotéis e meios de hospedagem.
  • Mercado de vestuário para exportação

Segundo um estudo do Sebrae, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as micro e pequenas empresas do setor de confecção de vestuário são as que mais têm potencial para exportar seus produtos. As confecções para uso feminino têm destaque especial entre as demais do setor.

O Brasil está entre os cinco maiores produtores mundiais de denim, entre os quatro maiores produtores de malhas e é referência mundial em design de moda praia, jeanswear e homewear, tendo crescido também nos segmentos de fitness e lingerie.

Esse potencial mostra as oportunidades de empreender no setor e de buscar novos mercados por meio da internacionalização.

Fashion Delivery

Fashion delivery é um serviço de entrega de roupas e acessórios de moda diretamente ao cliente. Esse tipo de entrega é feito por empresas de comércio eletrônico especializadas em moda e oferece uma ampla seleção de itens de moda, incluindo roupas, sapatos, bolsas, joias e acessórios.

O objetivo é tornar a compra de roupas e acessórios mais conveniente e acessível para os clientes, que podem escolher e comprar itens online sem ter que sair de casa.

Analisando o Caderno de Megatendências de 2023, este setor apresenta um grande potencial, incluindo tendências como compras digitais e busca pela comodidade na hora da compra.

Moda plus size

A moda plus size  ganha cada vez mais espaço no mercado, trazendo diversas oportunidades para o empreendedorismo. De acordo com a Associação Brasil Plus Size (ABPS), este mercado de moda está em evidência e apresenta-se como um segmento promissor no mundo todo. No Brasil, a perspectiva de crescimento é de pelo menos 10% ao ano, sendo que nos últimos 10 anos, o setor cresceu 75,4%. O crescimento do mercado é uma tendência mundial e apresenta-se como um segmento promissor. Essa indústria teve faturamento de R$ 9,6 bilhões em 2021 no mundo e deve faturar cerca de 15 milhões/ano em até cinco anos no Brasil.

No passado, a categoria plus size foi largamente alojada em lojas virtuais, sem muita opção de personalização. Hoje em dia já é muito mais comum vermos roupas com design diferenciado e seguindo a moda e tendências. Mas, além desse serviço, há outras áreas que podem ser exploradas para atender esse público consumidor:

  • Acessórios plus size: cintos, bijuterias e sapatos;
  • Lojas online especializadas: essa pode ser uma ótima maneira de atender às demandas;
  • Consultoria de estilo: outra oportunidade é oferecer consultoria de estilo, ajudando clientes a encontrarem roupas que valorizem seus corpos e reflitam sua personalidade;
  • Eventos de moda plus size: organizar desfiles de moda, feiras ou eventos para fomentar a representatividade e a inclusão na moda.

Mercado pet

O mercado pet oferece e oferecerá cada vez mais oportunidades de empreender. Muitas pessoas têm aderido à adoção de bichinhos de estimação e fomentado a compra de produtos e serviços relacionados à proteção, saúde, cuidados e bem-estar dos animais.

Somente em 2022, foram registrados mais de 18,3 mil novos negócios no primeiro semestre, sendo 85% MEIs. Estas novas empresas abertas incluem atividades voltadas ao comércio varejista de animais vivos, artigos e alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento, embelezamento e medicamentos veterinários.

Confira algumas áreas de negócios que podem ser criadas no setor:

  • Hotel e creche de pets (que além da atenção e atividades recreativas, podem agregar também serviços de embelezamento e cuidados veterinários, por exemplo);
  • Planos de saúde;
  • Acessórios (laços, colares, coleiras, brinquedos, entre outros itens);
  • Adestramento de animais de estimação;
  • Clubes de assinatura;
  • Fotografia de animais de estimação;
  • Pet shops;
  • Alimentação.

Mercado de beleza, estética e bem-estar

Existem várias opções para mulheres empreenderem no ramo de beleza, incluindo salão de beleza, manicure e pedicure, serviços e produtos de esmalterias, venda de cosméticos e produtos de beleza, Spa, centros estéticos e treinamentos/cursos de beleza.

Dentro destas áreas, é possível atuar com produtos e serviços diferenciados, que já estão em alta e prometem atrair cada vez mais público, como: cosméticos sólidos, produtos de beleza veganos, cosméticos naturais e sustentáveis, cosméticos masculinos, mercado de maquiagem, serviços a domicílio e delivery de produtos.

Mercado de inovação e tecnologia

Santa Catarina é o 4º maior polo de tecnologia do país em faturamento de empresas – uma conta que vai além de R$17 bilhões e representa 5,9% do PIB do estado.

Essa é uma área em constante crescimento, e as mulheres podem atuar em segmentos diversos, como engenharia, programação, desenvolvimento de aplicativos, segurança da informação, análise de dados, experiência do usuário, inteligência artificial entre outros. De acordo com estudo do Female Founders Report (2021), elaborado pela Distrito, apenas 4,7% das empresas de base tecnológica são fundadas apenas por mulheres. Isso mostra que as empreendedoras ainda têm muito para crescer nesse campo. Em Santa Catarina, temos algumas histórias de mulheres de destaque na inovação e tecnologia.

Empresas e startups estão mais atentas à importância da diversidade de gênero para a inovação. Apesar de não ser um segmento tradicionalmente feminino, existem várias iniciativas para fortalecer a participação de mulheres no setor.

Sustentabilidade e agronegócio

Antenadas às tendências e em busca de empreender com autorrealização e propósito, mulheres apostam na sustentabilidade, inclusão e inovação para criar empreendimentos que contribuam com um mundo melhor.

A sustentabilidade é uma das principais tendências do mercado atual e futuro. Neste cenário, as mulheres podem criar negócios que promovam a sustentabilidade ambiental e social, atuando em setores como energia renovável, agricultura sustentável e redução de resíduos. O agronegócio, por exemplo, ainda apresenta muitas oportunidades. Nesse setor, de cada 10 cargos de gestão do agro no Brasil, menos de 2 são ocupados por mulheres. Contudo, de acordo com informações do banco Banrisul, o protagonismo feminino vem aumentando, e, hoje, pouco mais de 30% dos créditos para o agronegócio já são tomados por mulheres.

Rolar para cima
×