Empreendedoras curitibanas são premiadas em noite de festa.

Mulheres empreendedoras que estão à frente de negócios inovadores em Curitiba e região metropolitana foram premiadas no dia 20 do mês de novembro na 5° edição do Prêmio Empreendedora Curitibana. O Auditório Regina Casillo, onde foi realizado o evento, estava completamente lotado.

O Prêmio Empreendedora Curitibana é bianual e promovido pela Prefeitura de Curitiba e pelo Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, com o objetivo de reconhecer iniciativas de protagonismo feminino no mundo dos negócios. No evento foram apresentadas a campeã, vice e terceiro lugar de cada categoria, das 310 iniciativas inscritas, de 20 cidades da RMC.

Mais de 8 mil votos !

As selecionadas são de Curitiba, Almirante Tamandaré, Agudos do Sul e São José dos Pinhais e concorreram em cinco categorias – Microempreendedora Individual (MEI); Micro e Pequena Empresa; Ideia Empreendedora; Iniciativa de Impacto Social e Startups, além de uma categoria especial por voto popular pela internet encerrada no dia 12/11, com 8.355 votos.

Veja aqui a lista completa das vencedoras:

Yara Lúcia de Menezes Garcia, 36 anos, foi a vencedora da categoria voto popular e ficou em segundo lugar na categoria Startup, com o aplicativo Okaut, desenvolvido para administrar pequenos negócios. “Eu estou muito feliz porque este prêmio é o incentivo que a gente precisava para deslanchar este negócio. Nós já estamos presentes em várias partes do país, mas almejamos crescer muito mais”, disse Yara.

A vencedora de cada categoria (exceto voto popular) recebeu um laptop oferecido pela Positivo Tecnologia, um curso de pós-graduação oferecido pela Escola Conquer e um MBA em Empreendedorismo Social do Instituto Legado.

Cidade inteligente

Para o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dário Paixão, o Prêmio Empreendedora Curitibana é um sucesso graças ao protagonismo das mulheres na economia. “O Brasil tem mais de 10 milhões de empreendedoras, o que equivale dizer que 35% do universo de empreendedores no país é formado por mulheres”, citou.

Dário Paixão falou da importância do prêmio conquistado por Curitiba, o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023, concedido pela Fira Barcelona, durante o Smart City World Expo Congress, realizado na Espanha. “Nós concorremos com grandes cidades, mas o que fez a diferença foram projetos inovadores, como a Pirâmide Solar de Curitiba”, comentou.

Conexões Vale do Pinhão

Dario disse que no escopo dessas iniciativas está a Escola de Inovação, que realiza o Prêmio Empreendedora Curitibana com objetivo de atender as necessidades formativas do mercado. “O resultado de todas essas ações é excelente porque vocês mulheres fazem a diferença, gerando empregos e contribuindo com o ambiente de negócios com muita criatividade”, elogiou Paixão, que convidou os presentes para o evento Conexões Vale do Pinhão, o maior evento de inovação e empreendedorismo do Paraná, que será realizado no dia 27/11, no Teatro Guaíra.

Fortalecimento das mulheres

A coordenadora do Programa Empreendedora Curitibana, Daniela Vitorio Del Puente, disse que o prêmio é um compromisso de reconhecimento do protagonismo das mulheres no cenário empresarial, de desenvolvimento econômico e de inovação. “As mulheres juntas são mais fortes e quando nós capacitamos cada empreendedora a articular com empresários, atuar no mundo dos negócios e compartilhar suas experiências isso acaba gerando um ambiente favorável para o empreendedorismo feminino”, disse Daniela.

Aprendizado contínuo e felicidade

Além da premiação, o evento também teve duas palestras, uma delas proferida pela norte-americana Kimberly Brown, referência internacional em empreendedorismo feminino e negro, que falou sobre “Desenvolvimento Sustentável de Carreira e Liderança”.

A estadunidense é fundadora da empresa Manifest Yourself (Manifeste-se, em tradução livre) e sintetizou em oito pontos principais o que chamou de lições-chave no mundo dos negócios. “O aprendizado tem que ser contínuo. O cenário evolui muito rápido com novas tecnologias surgindo o tempo todo. O empreendedor deve ter em mente em que a única coisa constante no mundo é a mudança”, disse Kimberly.

A jornalista, mestre de cerimônias, mediadora, escritora e atriz Denize Savi foi a segunda palestrante na noite com o tema Felicidade Além do Happy Hour. “É preciso uma mudança de cultura para que colaborador se sinta seguro para dar uma sugestão. E também o líder precisa estar bem para motivar os trabalhadores e conseguir ter um time engajado”, defendeu.

Presenças

Participaram também do evento a superintendente da Fundação de Ação Social (FAS), Melissa Cristina Alves Ferreira; a presidente da Câmara da Mulher, Luciana Burko; e o representante da Embaixada e consulados do Estados Unidos no Brasil, adido cultural, Gerry Kaufman.

Vencedoras do Prêmio Empreendedora Curitibana 2023:

CATEGORIA MEI

  • Anna Karolina Ribeiro, Empresa Agência de Babás Espaço Mamma
  • Ketlin Batista, Empresa Noivei e Desapeguei
  • Aline Sobrinho, Empresa Aprenda Biju

CATEGORIA MICRO E PEQUENA EMPRESA

  • Patricia Sprada Barbosa, Empresa Ecocão Espaço Pet
  • Josiane Scharneski, Empresa DMS Treinamentos
  • Camila Tucunduva, Empresa BTE Professor 10k

CATEGORIA INICIATIVAS DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL

  • Lorena Teixeira Da Luz, Empresa Neociclo
  • Darlene Medeiros, Empresa Darlene Medeiros Weddings
  • Daiana Lopes, Empresa Casa 102

CATEGORIA STARTUP

  • Maria Teresa Publio Dias da Esportes Soul Brasil
  • Yara Lúcia De Menezes Garcia, Empresa Okaut
  • Christiane Patruni, Empresa Partuu

VOTO POPULAR

  • Yara Lúcia de Menezes Garcia, da Okaut

Fonte: https://www.amese.pr.gov.br/

Para ver na íntegra acesse: https://www.amese.pr.gov.br/Noticia/Empreendedoras-curitibanas-sao-premiadas-em-noite-de-festa

Rolar para cima