Em 2018, após participarem de um bootcamp de empreendedorismo, as amigas Karina Bettega, 37 anos, e Roberta Pospissil, 41, voltaram para casa com uma missão: criar um negócio com impacto positivo. Para encontrar inspiração, elas observaram suas próprias rotinas familiares e notaram que seus filhos evitavam sapatos fechados devido ao desconforto. “Mas não queríamos ser mais uma empresa que causasse prejuízo ao meio ambiente”, diz Pospissil.
As empreendedoras fundaram a Luft Shoes, uma marca infantil de calçados sustentáveis que registrou faturamento de R$ 750 mil em 2022. Os produtos são confeccionados a partir de materiais como lona de garrafa PET, palmilhas de EVA de cana-de-açúcar, retalhos têxteis e solas de borracha sintética reciclada. As embalagens usam materiais reciclados. A marca comercializa os produtos no e-commerce próprio e está presente em 40 pontos de venda em seis estados brasileiros — São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro —, mais o Distrito Federal.
Antes de lançarem a Luft Shoes, Bettega e Pospissil haviam sido sócias em uma agência especializada em experiências para marcas, de 2015 a 2021. Com a ideia da nova empresa em mente, elas começaram, no início de 2020, a realizar pesquisas para entender se outros pais enfrentavam as mesmas dificuldades. Coletaram 100 respostas por meio de um questionário e conduziram entrevistas com 20 pessoas para obter mais informações sobre o que os pais esperavam de calçados infantis. Percebendo que essa era uma preocupação compartilhada, decidiram criar uma marca.
Sem experiência prévia na indústria de calçados, as empreendedoras aprenderam durante o processo de produção. “Foi bem desafiador. Tínhamos a ideia clara do que queríamos em um calçado por causa da nossa experiência como mães. Os fornecedores desenvolviam os calçados, e nós testávamos”, afirma Pospissil. “Alguns fabricantes se mostravam mais abertos à inovação de usar matérias-primas sustentáveis. Realizamos visitas e pedimos indicações para selecionar o que acreditávamos ser um produto de qualidade.”
Depois de aproximadamente um ano de testes, Bettega e Pospissil lançaram a Luft Shoes em janeiro de 2021. Inicialmente, optaram por vender apenas cinco tamanhos (do 23 ao 27) para avaliar a demanda antes de expandir a produção. Receberam um feedback positivo e algumas sugestões, incluindo a fabricação em cores mais escuras para combinar com uniformes escolares. No meio do ano, a empresa passou a oferecer tamanhos até o número 32.
Nesse mesmo período, a marca realizou uma parceria com a ONG Ecolocal Brasil. Cada par de tênis infantil vendido resulta na retirada de 1 kg de lixo das praias e oceanos. Até o momento, a empresa contribuiu com a retirada de 10 toneladas de resíduos.
À medida que o negócio crescia, elas identificaram a necessidade de expandir a gama de tamanhos. Em novembro de 2022, a Luft Shoes passou a oferecer do 19 ao 22, assim como a numeração 35.
“Muitos clientes agradeceram porque atendemos à demanda de crianças que usam calçados maiores”, diz Bettega. Mas algo inesperado aconteceu: as mães começaram a comprar calçados de tamanho 35 para elas mesmas. “Vimos uma nova oportunidade, e em abril deste ano decidimos atender até o tamanho 38 para vender para adultos.”
O objetivo da Luft Shoes é se posicionar como uma marca para toda a família. “Nossa essência tem muito a ver com momentos em família. Todo mundo junto em momentos de lazer em brincadeiras”, afirma Pospissil. A meta da empresa é faturar R$ 1,5 milhão neste ano.
Por Carina Brito
- Fonte: https://revistapegn.globo.com/
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